6 dicas para passar no Exame da OAB

o_homem_do_futuro_2011_f_001

Começam hoje as inscrições para o XX Exame de Ordem Unificado. O período vai de 6 de junho até 20 de junho. A prova objetiva será 24 de julho e a prova prático-profissional será em 18 de setembro. Além do seu esforço durante todo o bacharelado em direito, separamos algumas dicas valiosas para acompanhar você durante a prova, futuro jovem advogado.

 

1. “Eu quero que você fique absolutamente calmo e confie em mim”

tumblr_lr6561aIaH1qdi25ro1_500

Tudo bem, você escuta isso desde a época do vestibular. Mas…

Um estudo avaliou 237 bacharéis em Direito em fase de preparação para o Exame da OAB. O objetivo era avaliar as relações entre estresse, ansiedade e autoconfiança. Apesar da maioria dos alunos, 71%, estar sob estresse em diferentes níveis, o índice de aprovação é maior nos grupos com menor ansiedade. Um candidato sem sintomas significativos de estresse tem duas vezes mais chances de ser aprovado do que um candidato que tem esses sintomas. Você pode conferir o estudo completo aqui.

2. Não dependa de anulações

tumblr_m22uk7VDSG1qbwxizo2_r1_250

A banca da FGV não é perfeita, mas não estude para acertar apenas as 40 questões e correr o risco de depender de uma anulação de questão. O histórico de anulação é baixo.

3. Resolva provas anteriores

tumblr_ls0fnfI6W71qba5zuo2_250

Tente simular o mesmo ambiente da prova. Se isole em casa ou faça a opção por uma biblioteca pública, cronometre seu tempo e NÃO olhe o gabarito até ter terminado toda a prova. Sim, às vezes dá uma coceira para saber se você acertou aquela questão que parece impossível. Controle-se. Aah, olha as provas anteriores aqui.

4. Disciplina

575198

Habitue-se a conviver com o material que vai estar disponível durante a prova. Então, se acostume com os índices e saiba localizar as repostas, que muitas vezes estão em artigos do código. Lembre-se também que é importante saber escrever! Letra legível e um bom português, sem depender do corretor ortográfico, são indispensáveis.

5. Aprenda a fracassar

tumblr_ls0fnfI6W71qba5zuo10_250

Você pode não passar. Aprenda a conviver com essa verdade. Bem, boa parte da tristeza do fracasso é perceber que decepcionou várias pessoas ao seu redor. Fracasso tem um pouco de vergonha. Mas ninguém passou pelo que você passou. Não coloque a pressão dos outros sobre você, as suas bastam. Que tal uma conversa com seus pais, namorado e amigos para alinhar as expectativas e colocar cada ansiedade em seu lugar?

6. Relaxe

wagner_1_ok06

Não sabe relaxar antes da prova? Evite bebedeiras, comidas pesadas ou alguma outra substância que pode prejudicar seu desempenho no dia seguinte. A dica é ficar em casa, assistir um filme suave, daqueles que não fazem você pensar muito mas arrancam boas risadas.

A gente ajuda você:

6 filmes para relaxar a mente

25 filmes para assistir em um fim de semana caseiro

As melhores séries de comédia disponíveis no Netflix Brasil

Aah, e se você não entendeu as imagens dessa lista, sugerimos que como filme suave você assista O Homem do Futuro, com Wagner Moura.

 

Até a próxima.

 

 

0 comentários

Por 

Entar

Resetar sua Senha

Assinatura por Email