Os 4 erros mais comuns dos advogados na estratégia de marketing jurídico digital

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Em uma estratégia de marketing jurídico digital, precisamos estar atentos a cada etapa para que o sucesso seja garantido. É muito comum vermos advogados insatisfeitos com os resultados obtidos por escritórios de advocacia nas mídias sociais, veja os 4 erros que praticamente todos advogados cometem.

 

1. Não pensar no público

 

Pode parecer óbvio, mas suas ações de marketing jurídico digital não são feitas para outros advogados. Afinal, advogado não é o público que compra seus serviços jurídicos. Por isso, é necessário definir para quem suas campanhas de marketing jurídico digital vão ser dirigidas.

 

E para planejar as suas ações, ainda mais se o seu escritório de advocacia tiver muitos públicos, você vai precisa definir o perfil do seu potencial cliente ideal. Afinal, é com esse potencial cliente que você quer falar, pois é ele quem faz os negócios do seu escritório de advocacia irem para frente. Esse perfil ideal é chamado de gerar Lead e reflete comportamentos de um potencial cliente típico do seu escritório de advocacia, tanto os hábitos de consumo como as preferências pessoais.

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Com uma definição dos potenciais clientes em mãos, sua estratégia de marketing jurídico digital tem muito mais chances de dar certo. Você vai saber com quem falar e sobre o que falar. Além disso, não vai desperdiçar tempo nem dinheiro com as pessoas que não irão gerar negócios para sua advocacia.

 

2. Você não está planejando sua estratégia

 

Investir em apenas uma vertente do marketing jurídico digital, como postar conteúdos no seu blog, não leva seu escritório de advocacia a lugar algum. A sua estratégia precisa ser completa e para isso você tem que se planejar com antecedência.

 

Para garantir o sucesso do seu marketing jurídico digital, planeje qual tipo de publicidade informativa você vai produzir, em quais canais vai publicar e como suas ações vão contribuir para o seu objetivo final. Não se esqueça de focar na sua geração de Lead, levando em conta que tipo de informação será relevante para ela desde o primeiro contato com o seu escritório de advocacia até o momento da contratação. Além disso, tenha em mente onde publicar essas informações e com qual frequência.

 

3. Você não está definindo seus objetivos

Mesmo se você já estiver planejando sua estratégia de marketing jurídico digital, seu escritório de advocacia ainda corre o risco de não ter dedicado tempo suficiente para definir os objetivos que deseja atingir. E sem eles você não tem parâmetros para medir seu sucesso e pode acabar com a impressão de que seus esforços estão sendo em vão, quando, na verdade, sua estratégia está gerando bons resultados.

 

Por isso, defina os objetivos da sua estratégia de marketing jurídico digital. Os objetivos mais eficazes são planejados com antecedência e atendem aos seguintes pré-requisitos: são específicos, mensuráveis, atingíveis, reais e têm intervalo de tempo definido. Afinal, se você não especifica quantas oportunidade quer gerar, seu escritório de advocacia não consegue medir seu objetivo e muito menos atingi-lo, pois ele não será um objetivo real.

 

4. Você não está analisando seus resultados

 

O mundo do marketing jurídico digital não tem lugar para suposições e achismos. Várias ferramentas, como programas gratuitos ou ferramentas de automação, providenciam dados que possibilitam medir suas ações de e acompanhar todas as etapas desde o primeiro contato com o possível cliente até o fechamento.

 

É comum ficar perdido em meio à grande quantidade de dados providenciados sobre o comportamento dos seus possíveis clientes online. Por isso é necessário saber o que medir. Suas métricas precisam ser definidas a partir dos seus objetivos e, além disso, também é importante separar quais métricas medir em cada etapa do funil de captação de clientes.

 

Por todos esses motivos, a estratégia de marketing jurídico digital do seu escritório de advocacia não pode ser algo que você faz às pressas. Dedique seu tempo para ter certeza de que você está planejando sua estratégia, definindo seus objetivos, avaliando seus resultados e falando com seu público alvo.

Por: Fernando Santiago

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